Aço Hardox e sistema 5S: processamento de forma segura e ágil

Aço Hardox

A fabricação do aço Hardox, desde a sua origem, na fábrica da SSAB na Suécia, até a etapa de processamento e manufatura de peças, desenvolvida pelas equipes de produção e engenharia da Califórnia Brasil, tem forte preocupação em sustentabilidade. Essa palavra, muito associada à ecologia e ao meio ambiente, também pode ser aplicada em outro contexto: o de maior produtividade dentro do ambiente fabril.

Recentemente foi implementado na Califórnia Brasil o programa 5S, que foca em etapas de organização do ambiente de trabalho, promovendo, assim, maior sustentabilidade no chão de fábrica ao manusear o aço Hardox e as ferramentas de trabalho de forma mais efetiva, consciente e prática. Com esse programa, é possível diminuir a quantidade de acidentes de trabalho (comuns em casos em que o aço Hardox é manuseado sem uso de EPIs e qualquer respaldo técnico), aumentar o uso do ambiente físico por meio do ganho de espaço (permitindo maior taxa de produtividade e melhoria logística) e economizar horas-máquina na etapa de processamento da chapa de aço Hardox.

Com isso, pode surgir uma dúvida: as mudanças são caras ou possuem o prazo muito longo para serem alcançadas? Não! Implementando o chamado “senso de organização”, defendido pela metodologia 5S, é possível colocar os próprios funcionários como protagonistas da mudança no ambiente de trabalho. Aqui, na Califórnia, temos um exemplo dessa aplicação.

5S

O gerente de produção Delson acompanha diariamente a rotina de produção de diversas peças produzidas com aço Hardox. Entre as rotinas, está o acompanhamento dos setores de processamento. No setor de dobra, Delson, juntamente do líder do setor, colocaram em prática a metodologia 5S para organizar a dobradeira, equipamento que realiza o processo de dobra na chapa de aço Hardox. A primeira medida a ser tomada foi a aplicação de um protetor, instalado em um dos corredores do setor operacional.

metodologia 5s aço hardox

“Com a aplicação do protetor da dobradeira, conseguimos eliminar a sujeira do ambiente e aplicar mais um EPI dentro da fábrica. Além disso, um ambiente de trabalho organizado permite utilizar a dobradeira de maneira mais ágil, permitindo ganho de produção”.

Luiz, funcionário do setor, participou diretamente do processo. As mudanças em primeiro momento parecem ser básicas, mas permitem um fluxo de trabalho mais simples de lidar no dia a dia, trazendo maior confiabilidade e previsibilidade nos prazos de entrega e expedição dos produtos finais. O simples fato de ter um local propício para a colocação de fichas pode auxiliar no processo.

5S

Aline, analista de RH, também participa do processo. O cenário de manuseio do aço Hardox exige a fiscalização contínua quanto ao uso de EPIs, permitindo analisar, juntamente com o setor de engenharia, a correta aplicação e utilização desses equipamentos. Sob o ponto de vista administrativo, aplicar a metodologia 5S no chão de fábrica pode significar a diminuição do número de faltas por atestado médico, assim como uma maior prevenção de acidentes e maior índice de satisfação com a empresa, principalmente quando avaliada pela sensação de segurança oferecida aos funcionários.

Interessado em acompanhar mais sobre a rotina de trabalho da CAF? Siga a gente em nossas redes sociais e acompanhe informações sobre novas vagas, novidades de mercado e informações técnicas sobre o aço Hardox.

Leave a Comment