Martelo em Hardox 450 para reciclagem de alumínio: Saiba mais!

Hardox

Durante a fragmentação de resíduos, especialmente de sucatas de alumínio e ferrosas, sucatas eletrônicas e resíduos de madeira, os martelos dos equipamentos que fazem este processamento, necessitam ser fabricados com um poderoso aço que tenha alta resistência ao desgaste. Com os aços Hardox da SSAB isso é possível.

No artigo de hoje, iremos compartilhar um case de sucesso que envolve a produção de martelos para a reciclagem de alumínio. Veja abaixo!

A aplicação

Este martelo, chamado Deballer, é utilizado no processo primário da reciclagem.

Os pacotes das centrais de coleta para reciclagem das latas e outras sucatas de alumínio chegam prensados em fardos de 600x600mm e a função do equipamento onde os martelos estão instalados é a de descompactá-los. 

Informações Gerais

Necessidade do cliente

Um fornecedor nacional que apresentasse uma solução para o problema de desgaste dos martelos, visando uma performance igual ou superior a anterior. 

Anteriormente, os martelos eram importados e exigiam lotes econômicos de produção junto ao fornecedor. Além disso, os tramites de importação causavam atrasos no ressuprimento e a questão cambial impactava a previsibilidade dos custos de manutenção. 

Material anterior 

Aço Manganês - Hadfield.

Com dureza inicial de 200 HBW, este aço, por encruamento, pode atingir durezas acima de 600 HBW.

Observações do processo e material proposto

Foi possível observar que os martelos produzidos em aço manganês não estavam encruando. Ou seja, não estavam tendo o aumento da dureza necessária para uma boa performance.

Sendo assim, a Califórnia Brasil propôs a utilização do aço Hardox 450, na espessura de 114,5mm. 

Resultado com Hardox 450

Com o aço Hardox 450, que é um aço carbono laminado de baixa liga, com tratamento térmico de tempera e com dureza entre 430/470 HBW, obtemos um excelente resultado, sendo 50% maior em comparação ao aço manganês utilizado anteriormente. 

Os ganhos foram significativos, olhando não apenas a performance dos martelos, e sim a redução de paradas para manutenção, bem como, um estoque próprio reduzido em função do fornecedor local e prazo de entrega menores.

Fabricação dos martelos em Hardox 450

Corte: Realizado através do processo de Oxicorte CNC, utilizando controles específicos para o material Hardox 450 com espessura de 114,5mm. Por exemplo, pré-aquecimento e resfriamento controlado para evitar trincas, etc.

Corte

Rebarbação: O segundo processo é a rebarbação, onde são retiradas as borras e as escorias causadas pelo fogo no momento do corte.

Rebarbação

Usinagem: São realizados os escareamentos no centro do furo existente nos martelos.

Soldagem: Aqui são colocados alguns componentes nos martelos, sendo os anéis espaçadores e o olhal de içamento.

Solda

Embalagem: Anteriormente, os martelos eram acondicionados e embarcados em pallets de madeira convencional. Após realizar um estudo junto ao cliente visando melhorias em função de segurança, ergonometria e também melhorias no estoque, a Califórnia  elaborou caixas personalizadas para melhor estruturação na planta da empresa.

 

Deixe um comentário