Soluções antidesgaste para o segmento de Açúcar e Álcool

Açúcar e Álcool também conhecido como Sucroenergético

A tecnologia de produção do açúcar e etanol, do ponto de vista de processos, é bastante semelhante em todas as usinas brasileiras. Porém, o setor sucroenergético tem evoluído rapidamente nos últimos anos, exigindo aperfeiçoamento no seu fluxo de produção.

Aplicações

No campo, durante o plantio e a colheita, existem partes dos equipamentos que sofrem grande desgaste devido à agressividade do processo e as condições dos terrenos. Para obter melhor desempenho dos equipamentos, são necessários materiais de alta resistência a abrasão, para que peças como: Subsolador, disco de base, faca de corte, facão picador e anel extrator tenham maior vida útil.

Após a colheita, toda cana de açúcar é transportada até indústria onde ocorre o seu processamento. O material de desgaste pode e deve ser empregado nos equipamentos da indústria, a exemplo no recebimento da cana de açúcar nas mesas alimentadoras, onde em algumas usinas são utilizadas inclusive grelhas. 

Material de alta resistencia ao desgaste aplicado no segmento de Acucar e Alcool ou Sucroenergetico 1

Outro exemplo é que durante o processo inicial de moagem, a cana de açúcar precisa ser desfibrada pelos martelos, nesse momento, não acontece somente o desgaste do próprio martelo, mas também de toda a estrutura que envolve esse processo.

Após a moagem e durante o fluxo de transporte do bagaço, são utilizadas esteiras transportadoras que utilizam barras chatas sob as correntes para que as correntes não danifiquem a estrutura dos equipamentos. A Califórnia Brasil vem se dedicando a uma melhoria contínua nessa aplicação, partindo de materiais com durezas 360/400 HBW utilizados em safras passadas para materiais de durezas 550/600 HBW nas últimas safras. 

Material de alta resistencia ao desgaste aplicado no segmento de Acucar e Alcool tambem conhecido como Sucroenergetico 3

O mais indicado é que todas as peças do fluxo de produção, que sofram abrasão, sejam produzidas com aço de alta resistência ao desgaste e impacto, visando melhorar vida útil dos equipamentos, reduzindo as intervenções de manutenções e aumentando a eficiência na produção.

Entre em contato conosco para saber qual a melhor solução antidesgaste para os seus equipamentos

Tel.: +55 11 2914-8311
vendas@californiabrasil.com.br

Um abraço,

Califórnia Brasil.

Leave a Comment