Hardox: Saiba identificar o verdadeiro aço resistente ao desgaste!

Hardox

Não é porque os piratas só enxergam de um olho, que você deve fechar os seus! Com o objetivo de impedir possíveis cópias ilegais dos aços de alta resistência Hardox, trouxemos algumas medidas que irão ajudar no reconhecimento do produto, garantindo segurança e qualidade para nossos clientes, além de evitar prejuízos.

Como reconhecer um material original?

Os materiais Hardox têm diversas grades de durezas (350 a 650 Brinell), ampla faixa de espessuras, dimensões e características próprias e únicas. Dessa forma, são oferecidas diversas opções para redução do desgaste de produtos ou equipamentos, redução do tempo de fabricação, aumento da vida útil e da produtividade nas operações.

Segundo Diego Rigoletto, gerente regional de vendas da SSAB, todas as chapas Hardox são numeradas e contêm um certificado individual, a fim de demonstrar a autenticidade do material. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Hardox: Peças piratas nunca mais!

Todas as chapas têm diversas informações impressas nas cores branca ou preta, com a dimensão impressa – no exemplo, 15 x 2500 x 6000, vem com a marcação da grade do Hardox: Hardox 450, 500, 550, etc., e estampa com nome da usina. “No nosso caso, SSAB significa Ssvenskt Stal A.B. – Aço Sueco S.A.”, comenta Diego. Além disso, o aço também tem o nome da cidade e estado onde a usina está localizada, como por exemplo, Oxelosund (Suécia) e Alabama (EUA). Todas as chapas são entregues com bordas aparadas também.

No caso das tiras laminadas a partir de bobina, o material vem em fardos embalados, que são identificados por meio de etiquetas alocadas em cada um, com as seguintes informações: a indicação da grade do Hardox, o nome da usina, que este material é produzido somente na Suécia (SSAB EMEA AB, Sweden) e sua dimensão – no exemplo, 4 mm x 1500 x 4020.

Os dois casos – chapas grossas e tiras laminadas – trazem o número da corrida e o número da chapa. “Esta informação liga cada chapa a um certificado de qualidade”, conclui Diego.

Hardox: Peças piratas nunca mais!

Para finalizar, podemos concluir que todas as chapas de aço ou bobinas da SSAB possuem uma identificação com:

– Espessura;
– Largura e comprimento;
– Número de lote e chapa (nos casos de chapas grossas);
– Nome do material (Hardox);
– Grade: Hardox 400, 450, 500 etc.;
– Usina onde foi produzida.

Primer e bordas aparadas são importantes neste processo também.

Adquira seu Hardox com a Califórnia Brasil!

A Califórnia Brasil faz parte do programa Hardox Wearparts da SSAB, e isso significa que somos uma das poucas empresas fornecedoras oficiais de Hardox no Brasil. 

Conte conosco para garantir seu aço Hardox, e assim, ter mais
resistência contra o desgaste na sua aplicação! Nossos especialistas estão prontos para lhe atender, fale conosco.

Leave a Comment