Hardox HiAce: Aço resistente à corrosão em ambientes ácidos

Adicionado recentemente à linha de chapas antidesgaste Hardox, o Hardox HiAce é mais uma inovação da SSAB. Ideal para combate ao desgaste por abrasão e à corrosão, essa linha possui propriedades similares ao Hardox 450, com espessura de – 4-25,4mm (5/32” – 1 pol) e dureza Brinell de 425 a 475HBW.

O Hardox HiAce é utilizado especialmente em ambientes com alto índice de corrosivos ácidos que podem destruir equipamentos, encontramos principalmente nas indústrias de gestão de resíduos industriais e urbanos, nas instalações de transformação de resíduos em energia e nas indústrias de mineração e processamento. É capaz de proporcionar:

- Maior vida útil
- Desenvolvido para os ambientes abrasivos mais desafiadores
- Altíssimo limite de escoamento e resistência a tração
- Custos reduzidos de produção, manutenção e reparo
- Resistência ao impacto
- Dureza garantida em toda espessura.

Maior vida útil contra corrosão generalizada 

Em determinamos ambientes, existem grandes possibilidades do aço de seu caminhão, contêiner, caçamba basculante, e outros equipamentos sofrerem danos graves devido a presença de diferentes tipos de ácidos, com baixos níveis de pH, ou de sais que contêm sulfatos ou cloretos que podem ter como resultado uma corrosão generalizada. A junção de baixos níveis de pH, produtos químicos, temperatura ou manutenção mínima também podem resultar em agressivos danos aos equipamentos, que é conhecido como corrosão por pites ou puntiforme.

A corrosão por pites, ou pite, é uma forma de corrosão extremamente localizada que leva à geração de pequenos furos no aço. Mas não se deixe enganar pelo tamanho! Mesmo sendo uma pequena área, pois um único ponto pode causar danos enormes.

Embora a corrosão puntiforme não cause muita perda de material na superfície, ela pode danificar as estruturas profundas do metal. Além disso, ela é difícil de detectar e prever.

As propriedades do Hardox HiAce diminuem a corrosão por pittings em até 2x mesmo nos ambientes mais agressivos.

Versatilidade Hardox HiAce

- Duro e tenaz
- Fácil dobra
- Pode ser utilizado como aço estrutural
- Aumenta a carga útil
- Economiza combustível
- Aumentar a vida útil em desgate

Consistência Hardox HiAce


- Dimensões consistentes
- Propriedades mecânicas consistentes
- Aço extremamente “limpo”
- Composição química estável
- Pouca quantidade de inclusões
- Matriz martensítica com grãos finos

Propriedades de processamento: sobra, solda e corte

O Hardox® HiAce pode ser trabalhado com o mesmo tipo de equipamentos usados em outros graus Hardox®. Sua capacidade de dobra é a mesma do Hardox® 450. A solda também é semelhante, onde chapas mais espessas exigem o uso de consumíveis inoxidáveis de soldagem. Os testes com corte a laser de CO2 indicam que o Hardox® HiAce é cortado com perfeição.

Leave a Comment